segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como a gestão do conhecimento transforma as empresas


A Gestão do Conhecimento é um dos assuntos do momento nas grandes empresas do Brasil e do mundo. Não se fala em outra coisa. Ainda mais em tempos de crise. É que os grandes empresários e executivos perceberam que a informação e o conhecimento são hoje as verdadeiras fontes do poder e de riqueza mundial.
Ou seja, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir idéias e soluções criativas e inovadoras. Ser criativo é ter idéias novas - e ser inovador é tornar úteis estas idéias novas.
Exemplo de empresa na qual o conhecimento vale muito e as máquinas pouco representam: a Microsoft. A empresa de Bill Gates possui um ativo tangível (máquinas, equipamentos, prédios) de US$ 37 bilhões e um ativo intangível (o conhecimento) de aproximadamente US$ 300 bilhões.
"Na prática, isso significa que o conhecimento que os funcionários da Microsoft têm multiplicam em quase 10 vezes o valor da empresa", diz Heitor Pereira, presidente da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, uma Ong que desde maio de 2001 cumpre a missão de disseminar as práticas de Gestão do Conhecimento entre as organizações brasileiras, tanto no setor privado quanto público.
Ainda segundo ele, as empresas perceberam que o conhecimento tornou-se mais um recurso estratégico para competir no mercado. Por causa disso, elas precisam manter dentro da organização todo o conhecimento que cada um de seus empregados tem ? mesmo que esse funcionário venha a mudar de emprego.
É neste sentido que as práticas de gestão do conhecimento são cada vez mais aplicadas pelas empresas. Tais práticas incluem a criação e aplicação do conhecimento, visando a inovação nos produtos, serviços e métodos de gestão; a organização do conhecimento através de sistemas de informação; a disseminação, compartilhamento e retenção do conhecimento entre as pessoas atuantes na organização; e a proteção do conhecimento como parte do capital intelectual da empresa.
Piada sobre a gestão do conhecimento

Um homem entra no banho enquanto a sua mulher acaba de sair dele e se enxuga. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender, a mulher desiste, enrola-se na toalha e desce as escadas.
Quando abre a porta, vê o vizinho Bob na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Bob diz:
- Dou-lhe dez mil reais se deixar cair essa toalha.
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Bob, então, entrega-lhe os dez mil reais prometidos e vai-se embora.
Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher enrola-se novamente na toalha e volta para o quarto. Quando entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Bob, o vizinho da casa ao lado, diz ela.
- Ótimo! Ele pagou os dez mil reais que me devia?
Moral da história:
Quem compartilha informações pode evitar exposições desnecessárias.Compartilhar informações dentro da empresa é uma das leis básicas da Gestão do Conhecimento

10 comentários:

Rafael disse...

Como ilustra a piada um unico detalhe pode mudar uma situação completamente, ou definir uma ação a ser tomada diante dos fatos de acordo com a informação que você têm. Uma excelente comunicação no ambiente de trabalho é fundamental para um bom funcionamento da empresa.

Anônimo disse...

Excelente exemplo e muito bem humorado!!! e é a mais pura verdade a comunicação a passagem do conhecimento é primordial em qualquer empresa, se não ha comunicação você ou algum membro da equipe acaba se expondo desnecessariamente.

Parabens!!!

Mary, espero comentarios em meu blog tambem.

Philippe Marcondes disse...

Faço minhas as palavras do colega Rafael... A comunicação no ambiente de trabalho é essencial para o funcionamento de uma equipe!

Malu Daparte disse...

Muito boa a Piada, Anderson!! E o artigo acima também!! Me faz refletir... será que estou Gerenciando o meu Conhecimento de uma forma eficaz? Será que estou inovando o quanto poderia? Cada um de nós é uma Empresa que precisa ser Gerida!! Tudo o que está sendo estudado na GC pode ser aplicado ( e acredito que deve) para Nós, enquanto pessoas que produzem conhecimento a todo momento, não só dentro do cenário organizacional...
Valeu!!

Malu Daparte

Unknown disse...

Adorei!!! Enfim, mais alguém com senso de humor!

Luciano Tadeu disse...

Uma boa comunicação é essencial dentro de qualquer empresa. Muitas vezes somos surpreendidos por aquilo que acreditamos que as pessoas já sabem e muitas vezes não sabem, como ilustra essa piada.

Eu tive um amigo que dizia para nunca desconfiarmos do óbvio. Eu completo ainda dizendo que nunca devemos desconfiar do óbvio e do absurdo.

Ótima piada!

Marina Lopes disse...

Adorei o senso de humor!

Carla disse...

Adorei o exemplo, comunicação é tudo. Em todas as situações.

Adriano Araujo disse...

Muito bom! Faz todo sentido! Se ele tivesse compartilhado a informação com a esposa talvez ela poderia ter cobrando pelo menos os JUROS antes de ficar nua!! Hahaha! Abraços

André Raad Bussab disse...

Esta piada foi ótima.
Isto mostra como a falta de comunicação é ruim e pode acontecer em todos os tipos de ambiente.