segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como estimular o compartilhamento do conhecimento

Tenho lido os comentários e idéias que foram postadas até aqui e considero todos muito relevantes e inspiradores. Como devemos definir, aplicar, estruturar, organizar, disseminar e como gerenciar o conhecimento nas organizações. Um ponto que tem me chamado muita atenção e que considero de igual importância com relação a tudo que tem sido discutido é como criar um ambiente onde as pessoas se sintam motivadas e confiantes em compartilhar conhecimento. Acho que esse é o primeiro passo.

Compartilhamento de conhecimento tem que ser algo natural e espontâneo. Não pode haver imposição, nem mesmo indiretamente como nas conhecidas ações de “forçar as situações” como estamos acostumados a ver nas nossas organizações. Essa atitude irá enfraquecer a criação de uma cultura de compartilhamento natural, contextualizada em um ambiente de confiança e direcionada para os ouvintes certos.

É importante que as pessoas saibam o destino e o propósito do que está sendo compartilhado e assim elas se sentirão ainda mais motivadas a compartilhar. Haverá ainda mais motivação se souberem que existe um significado em comum entre elas. Se não soubermos quem são os receptores do conhecimento e como ele será utilizado não sentiremos confiança e não compartilharemos como deveríamos, ou pelo menos na amplitude qualitativa desejável. Outro elemento essencial na criação de uma cultura de compartilhamento é que a estrutura da organização seja horizontalizada, para que ocorra uma maior integração entre todos os participantes e haja ainda mais confiança. Restrições de comunicação entre níveis de hierarquia explícita devem ser rigorosamente descartados. Assim, a transparência deverá se incorporar naturalmente, evidenciando cada vez mais um ambiente em que todos confiam e se sintam integrados.

Na minha avaliação, estes são ingredientes chave para formar um ambiente motivacional que possibilite a sustentação necessária à gestão do conhecimento nas organizações.

Adriano Araujo

5 comentários:

Anderson disse...

Concordo que o ambiente ajuda bastante na passagem do conhecimento, principalmente se o ambiete fornecer confiança ao profissional, não pode haver insegurança quanto ao emprego no momento da passagem da informação o profissinal tem que saber que não está ali apenas pelo que conhece mas principalmente pela maneira que ele aplica aquele conhecimento, e as pessoas que tem essa segurança e trasmitem o conhecimento tem que ser cada vez mais valorizadas nas organizações.

Anderson Ferreira.

Malu Daparte disse...

Adrino, eu concordo com você que o ambiente organizacional é muito importante para estabelecer um clima de confiança para a troca de conhecimento. Penso que , reforçando o que você disse, deve haver (por isso a Importância da existência formal de uma Área/Profissional que cuide da GC na Empresa)iniciativas que estimulem a mudança de cultura organizacional para que haja a troca de conhecimento COMO PARTE INTEGRANTE DOS HÁBITOS DA EMPRESA.
Um abraço e parabéns pelo post!!

Malu Daparte

Patrícia MDS disse...

Adriano, concordo com seu post: motivar as pessoas a compartilhar conhecimento é fundamental para o sucesso de sua gestão e vai ao encontro do que o Ricardo postou dizendo que "não compartilhar o conhecimento quando necessário é até pior do que não saber".
Pelas aulas do Seiji, entendo que uma forma de motivar essa disseminação é envolver os pares nesse processo que é o que gera o reconhecimento na empresa e reforça a identidade do indivídio.

Abraços,

Marina Lopes disse...

Oi Adri!
Li um artigo que falava sobre esses aspectos como sendo obstáculos ao compartilhamento do conhecimento. Outos aspectos mencionados eram conhecimento como poder, status, estrutura organizacional, desconfiança.
O nome do artigo é "Sete obstáculos ao compartilhamento do conhecimento e três maneiras de superá-los". Autor: Paulo Roberto Floriano
Achei bem legal!

Willder Magalhães disse...

Oi Adriano, achei interessante o ponto onde você menciona que as pessoas devem saber o "por que" e "para que" devem compartilhar seus conhecimentos, visto que isto daria razão às coisas e consequentemente motivaria a contribuição dos indivíduos. Lendo seu post me veio à mente que ações de "feed back" também teriam muita contribuição na motivação das pessoas, pois neste momento estas teriam na prática as respostas do "por que" e "para que"!!
Willder Magalhães