sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O processo de implantação da Gestão do Conhecimento, barreiras e facilidades.


O processo de implantação da Gestão do Conhecimento, barreiras e facilidades.

A transformação que o processo empresarial ultrapassa torna-se fundamental e indispensável fazerem a Gestão do Conhecimento, visto que este fator é uma chave fundamental para o sucesso.

Alguns autores preferem a expressão gestão dos talentos humanos, por considerá-los mais abrangentes, pois o talento humano inclui motivação, competência, habilidades, criatividade, atitude entre outras qualidades.

A Gestão do Conhecimento abrange um contexto que visa não apenas a tratativa do capital intelectual dentro da organização, mas abrange deixar o ambiente de trabalho mais proficientes em termos de convivência diária e gerar vantagem competitiva para a organização.

O processo de implantação da Gestão do Conhecimento dentro das organizações é uma iniciativa e esforço que deve partir dos gestores estratégicos, disseminando a todos os níveis, pois envolve uma mudança de cultura e princípios básicos da estrutura da organização. Não há duvida que para fazer Gestão do Conhecimento é um desafio para os profissionais da área de recursos humanos.

Implantar a Gestão do Conhecimento dentro da organização é uma questão de coragem e quebra de paradigma, existe ainda muita resistência de algumas organizações, mas pesquisas revelam que a GC cresce de forma exponencial. As organizações do conhecimento são aquelas voltadas para os clientes internos e externos, buscando continuamente a melhoria de seus processos e o desenvolvimento de seus funcionários.

Um comentário:

Antonio Carrilho Farias disse...

Olá, Juliana!
Estou visitando este blog a convite de vocês no espaço “Biblioteca Terra Forum”. Li as três últimas matérias de 2010 (incluindo “os sete obstáculos ao compartilhamento”, de Adriano Araújo) e se vê logo o potencial de vocês para a difusão do conhecimento. Tendo uma marca como a FGV, pergunto: por que pararam em agosto de 2010? Vale a sugestão de postar uma matéria relevante por mês para não frustrarem visitantes e seguidores. Agora sou eu quem os convida a visitar meu blog com foco em gestão, organização, comportamento gerencial e mundo do trabalho.