quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GC E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL


Ao final deste módulo, fiz algumas reflexões a respeito da gestão do conhecimento. A primeira vista a GC pode parecer ser algo burocrático e que está presente nas organizações apenas para registrar processos e dados. Porém acredito que a gestão do conhecimento é mais ampla que isso quando bem estruturada no ambiente organizacional.


Quando pensamos somente em armazenar informações, logo imaginamos os sistemas necessários para isso. É verdade que as ferramentas tecnológicas e soluções de TI são um suporte importante para os processos de GC, mas não são o que determinam o foco e um trabalho concreto na área do conhecimento.


Acredito que há alguns passos que precisam ser tomados antes de chegar aos sistemas que devem ser utilizados. Primeiramente é preciso pensar na gestão do conhecimento como algo que deve estar alinhado com a estratégia da empresa. É muito importante que ande junto com os objetivos organizacionais, pois somente assim poderá fornecer o suporte necessário para o sucesso da empresa.


Considero que a partir daí, o próximo passo é buscar o envolvimento dos funcionários neste processo. O alinhamento da GC com a estratégia da empresa ajudará a mostrar aos colaboradores a importância da gestão do conhecimento, o que é fundamental. Junto com isso, cada um deles precisa perceber o benefício para si que a GC pode trazer. É preciso também analisar quais fatores dentro da empresa podem atrapalhar o compartilhamento de informações. Como mencionado em alguns artigos que li e em outros posts, algumas barreiras como status, conhecimento como poder, desconfiança, estrutura organizacional, entre outras são barreiras importantes e que precisam ser derrubadas.


Por último, mas não menos importante, está a seleção do conhecimento que deve ser gerenciado. Dentro de uma organização, há múltiplas informações e é fato que não é possível fazer a gestão de todo o conhecimento ali existente. Aqui novamente a visão do que se quer atingir com a GC é fundamental, somente assim os conhecimentos estratégicos e de real importância poderão ser de fato trabalhados.

2 comentários:

Fernanda Souza disse...

Parabéns Marina, você sintetizou o que aprendemos no módulo e também com os posts dos blogs de forma sábia.

Att,

Adriano Araujo disse...

Gostei da sua avaliação e também acredito que o a gestão do conhecimento deve estar alinhado com a estratégia da organização. Acrescento também que é crítico ter o apoio da alta administração no sentido de implementá-lo como cultura e se tornar um valor para todos. Parabéns!