sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os sete obstáculos ao compartilhamento do conhecimento e três maneiras de superá-los


Os fatores estruturais, logísticos e culturais que os indivíduos e organizações possuem são aspectos impeditivos ao compartilhamento do conhecimento. Veja quais são eles:

1. Desconfiança – para que ocorra compartilhamento de conhecimento é necessário que exista confiança mútua entre a fonte do conhecimento e seu receptor de forma que a mensagem seja emitida de maneira integral e recebida sem distorções.

2. Distância física – é comum que o receptor necessite observar a pessoa que está fornecendo o conhecimento, certificando que ela é confiável aos seus olhos, para que só então ela possa aceitá-lo. Na grande maioria das vezes o conhecimento é sutil e complexo demais para ser explicado em palavras e por isso requerem diálogo e solução interativa de problemas.

3. Status – existe julgamento da validade do conhecimento dependendo de quem o transmite e quem o recebe com a relação à hierarquia da empresa. Essa barreira aparece porque o conhecimento é julgado não por sua qualidade em si, mas pelo status de quem o transmitiu.

4. Estrutura organizacional – as organizações que promovem uma estrutura fechada, com os locais, divisões e funções excessivamente focados em maximizar suas próprias realizações e recompensas, acabam incentivando as pessoas a sonegarem informações importantes sub otimizando o seu desempenho no todo.

5. Desconhecimento da fonte e receptor - frequentemente, as pessoas estão dispostas a compartilhar seus conhecimentos, mas têm a sensação de que ninguém os necessita. Às vezes, quem possui o conhecimento não sabe quem exatamente precisa dele, e quem o necessita não sabe onde encontrar.

6. Motivação dos colaboradores – possui uma relação muito estreita com os os métodos de recompensa e remuneração da organização. Modelos de recompensa (financeira ou sociais) que favorecem os detentores do conhecimento também incentivam um ambiente de sonegação de informações.

7. Conhecimento como poder – pessoas raramente irão compartilhar seus conhecimentos em organizações que possuem uma cultura individualista que favorece pensamentos como “se eu compartilhar meu conhecimento ficarei sem ele”. Isso acontece porque elas acham que isso poderá enfraquecer sua posição na empresa. Com este tipo de clima, as pessoas se sentirão desmotivadas a buscarem conhecimento porque essa atitude poderá ser vista como reconhecimento de fraqueza e incompetência.

Como superá-los:
1. Motivação – as pessoas irão compartilhar seu conhecimento se perceberem que essa atitude lhes trará algum benefício. Por isso, o sistema de recompensas influencia a maneira como o compartlhamento ocorre. É fundamental que as pessoas percebam algum tipo de recompensa e incentivos ligados ao longo prazo para que o compartilhamento seja realmente incorporado como um valor da organização.

2. Layout físico – um ambiente de trabalho estruturado, sem barreiras físicas, permite uma maior comunicação face a face, contribui para a agilidade no compartilhamento e sustenta uma interação constante entre conhecimento tácito e explícito. Conceitos de espaços fechados e símbolos de status relacionados à hierarquia devem ser substituídos por conceitos abertos e não hierárquicos.

3. Redes sociais – aumentar as interações entre as pessoas significa aumentar as relações de confiança entre elas. A formação de redes de relacionamento transcende as barreiras geográficas das organizações, o que acaba dificultando os contatos pessoais e a troca de conhecimento.

4. Cargos e atribuições de apoio – é imprescindível que os líderes e gerentes estejam totalmente convencidos de que o compartilhamento de conhecimento dá resultado e é necessário para a organização. Além de líderes e gerentes podem ser criados outros cargos específicos de dedicação exclusiva para apoiar o processo.

5. Confiança – o primeiro passo positivo da organização deve ser o apoio a um contrato de reciprocidade entre ela e seus colaboradores. Se eles sentirem que a intenção da empresa é drenar seus conhecimentos para depois descarta-los, de maneira nenhuma irão compartilhar seus conhecimentos. Políticas explícitas sobre a utilização dos conhecimentos gerados pelos colaboradores devem ser elaboradas pelas organizações que planejam criar uma cultura de confiança. O reconhecimento e manutenção das contribuições das pessoas favorece que elas continuem a contribuir com o compartilhamento do conhecimento.


É fundamental que as pessoas percebam a cultura de compartilhamento de conhecimento como um valor da organização e que elas se sintam plenamente confortáveis em realizar essa atividade percebendo os seus benefícios diretos para a organização e para seu próprio desenvolvimento profissional.


Fonte: Biblioteca Terraforum - www.terraforum.com.br –
Artigo – Os sete obstáculos ao compartilhamento do conhecimento e três maneiras de superá-los

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